Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 19 DE maio DE 2016 ás 16:07

Zika Vírus: Um Novo Arbovírus no Brasil

O Café Científico acontece na próxima segunda-feira, 23 de maio, em Salvador e trará a participação do pesquisador do Instituto de Ciência da Saúde, Gubio Soares


O coordenador do Laboratório de Virologia do Instituto de Ciências da Saúde/UFBA, Gubio Soares Campos é o convidado de mais uma edição do Café Científico, que será realizado na sala de Projeção Luís Orlando, Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris), localizada na rua General Labatut, 27, Barris, e, Salvador, no próximo dia  23 de maio,  a partir das 18 horas.

O pesquisador trará a palestra Zika Vírus: Um Novo Arbovírus no Brasil. Ele mostrará as consequência trazidas pelo Zica Vírus, além de mostras os recentes estudos realizados na Bahia sobre a doença.

O Café Científico é um evento gratuito, onde qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável.

Mais sobre o tema

Zika Vírus: Um Novo Arbovírus no Brasil - Arbovirus é originário da expressão em língua inglesa arthropod borne viruses, que significa vírus transmitidos por artrópodes ou segundo a definição da Organização Mundial da Saúde: vírus mantidos na natureza entre hospedeiros vertebrados através da transmissão por artrópodes hematófagos (alimentados por sangue). O aumento de doenças transmitidas por mosquitos em países tropicais está alinhado com um aumento global de doenças emergentes, provavelmente impulsionado por uma combinação de fatores sócio-econômicos, ambientais e ecológicos.

Zika vírus (ZIKV), pertence a Familia Flaviviridae, gênero Flavivirus  (mesma família que o vírus da Dengue) é um arbovirus transmitido por mosquitos hematófagos do gênero Aedes ( Kuno et al, 1998, Gubler et al 2001). A infecção viral em humanos resulta em uma doença febril, auto-limitante semelhante a dengue e outras infecções virais de regiões tropicais. O ZIKV foi isolado pela primeira vez em 1942 a partir de um Macaco Rhesus cativo na floresta de Zika perto de Entebbe, Uganda, durante o curso de investigação sobre a epidemiologia do vírus da febre amarela (Dick et al.,1952). Mais tarde, ZIKV foi isolado em 1948 a partir de Aedes africanus um grupo de mosquitos capturados na área selvagem da mesma região da floresta Zika.

ZIKV era conhecido por inquéritos sorológicos em Uganda e Nigéria de ser capaz de infectar o homem (Dick, 1952) mas ainda nada se sabia das manifestações clínicas da infecção. Os únicos relatos de isolamento de ZIKV do homem são os de MacNamara (1954) e Bearcroft (1956) na África Ocidental, o vírus isolado desses trabalhadores foi identificado inicialmente como próximo, ao vírus Spondweni (família Flaviviridae). ZIKV foi isolado pela primeira vez no Brasil pelo grupo de pesquisa liderado pelo Dr Gubio Soares Campos e Prof. Dra Silvia Ines Sardi, do Laboratório de Virologia do Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia a partir de um surto de doença maculo-exantemática sem antecedentes na população brasileira, na cidade de Camaçari, Salvador, Bahia (Campos et al 2015, http://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/1668971; http://g1.globo.com. G1 Portal de Noticias da Globo. Bem Estar – Ministério da Saúde confirma 8 casos de zika vírus no RN e 8 na BA).

Esta primeira identificação e isolamento viral no pais foram reconhecidos pelo Instituto de referência nacional Evandro Chagas e validado pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos. Desde o reconhecimento das autoridades nacionais da presença de ZIKV realizado pelo grupo do Laboratório de virologia na Bahia, outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Sergipe detectaram o vírus em quadros clínicos similares aos reportados inicialmente na Bahia.

Imagem / divulgação

Serviço

O que: Café Científico: Zika Vírus: Um Novo Arbovírus no Brasil

Quando: 23 de maio, 18 horas

Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia, rua General Labatut, 27

Maiores informações sobre o café científico de Salvador podem ser encontradas em http://cafecientificossa.blogspot.com / 71 3283-6568.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *