Marcos Silva Palacios concluiu o doutorado em Sociologia – University of Liverpool em 1979. Atualmente é Professor Titular de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e Professor Catedrático Visitante na Universidade da Beira Interior (Portugal).
É Jornalista Profissional (Registro nº 549 DRT/Bahia, 29.06.72). Atua na área de pesquisa e ensino de Comunicação, com ênfase em Webjornalismo, Jornalismo Comparado e Novas Tecnologias de Comunicação. Entre 1989 e 2009 coordenou ou participou de 18 projetos de pesquisa, nacionais e internacionais. Atualmente participa de dois projetos de pesquisa interinstitucionais, sendo um nacional (PROCAD) envolvendo quatro universidades brasileiras (área de Ensino do Jornalismo em Redes Telemáticas) e um internacional (CAPES/DGU 138/07) envolvendo sete universidaddes brasileiras e sete universidades da Espanha (Estudos Comparativos de Ciberjornalismo).
Participa como pesquisador e organizador do Brazil-South African Journalism Research Initiative (BSA-JRI) para o estabelecimento de relações de colaboração ensino-pesquisa na área de Jornalismo entre o Brasil e a África do Sul. Criador , juntamente com o Prof. André Lemos (UFBA) do Grupo Ciberpesquisa, pioneiro no Brasil em estudos de Cibercultura (1996); criado, juntamente com o Prof. Elias Machado, do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL), um dos grupos pioneiros no estudo do ciberjornalismo no Brasl (1998).
É membro do Conselho Científico da ABCIBER (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura) e pertence ao Conselho Editorial de diversas revistas científicas nacionais e internacionais. Em 2009 recebeu o Premio Adelmo Genro Filho como Pesquisador Senior, outorgado pela SBPJor (Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo).
Consultor Ad-Hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Consultor Ad-Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Consultor Ad-Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir de fevereiro de 2010 iniciou um período como Professor Catedrático Visitante na Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal, onde realiza pesquisa pós-doutoral na temática da Qualidade em Jornais na Internet e conduz seminários de pós-graduação no Departamento de Comunicação e Artes da UBI.