Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Adriano de Oliveira Sampaio

Adriano de Oliveira Sampaio

Email: adrianosampaio@gmail.com

Área de Atuação: Estudos sobre a Marca, Comunicação Estratégica, Marketing Cultural e Produção Cultural

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas – UFBA (2003/2009), com estágio doutoral pela Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle (2007), graduado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos sobre a Marca, Comunicação Estratégica, Marketing Cultural e Produção Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, assessoria em comunicação, posicionamento discursivo aplicado a produtos midiáticos, pesquisa em comunicação e direitos humanos. Atua na área de gestão e planejamento de ações culturais e de comunicação organizacional desde 1998.

Foi socio-diretor da Tempo é Arte Projetos Culturais Sociais e Esportivos e desenvolveu projetos nas áreas de: artes visuais, teatro, música e dança. Como consultor, realizou planejamentos em comunicação, gestão cultural, além de pesquisas de opinião, de mercado e diagnósticos setoriais de turismo para instituições como: Sebrae/BA, Projeto Axé, Teatro XVIII, Gapa/Bahia, Faculdade Social da Bahia, UNEB, entre outras. Desde 2010, coordena o programa de extensão Arte, Cultura e Ciência da UFBA, em parceria com a Proext e a Facom/UFBA. É co-autor dos livros: “Discurso, Mídia e Sentido” (2011), A construção da violência na televisão da Bahia. Um estudo dos programas Se Liga Bocão e na Mira (2011) e Temas em Comunicação e Cultura Contemporânea 4 (2004), todos pela Edufba.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *