Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (1986) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994). Em 2005, realizou um estágio pós doutoral com os professores doutores Jaan Valsiner (Clark University), Ana Maria Almeida Carvalho (USP/UCSAL) e Ângela Branco (UnB). Atualmente é Professora Associada II da Universidade Federal da Bahia, recentemente aposentada, e participa, nessa condição, dos programas de pós-graduação em Psicologia e em Saúde Coletiva, na mesma Universidade. A partir de abril de 2011, atua como docente junto à Universidade Católica do Salvador, no Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Família na Sociedade Contemporânea.
Sua experiência de pesquisa situa-se na interface entre a Psicologia Cultural do Desenvolvimento e a Saúde Coletiva. Ao longo de sua trajetória, sempre interessada no estudo do desenvolvimento em contexto cultural, e apoiada sobretudo em metodologias de cunho etnográfico, trabalhou em duas vertentes principais: (a) a análise de fatores e mecanismos de risco-proteção presentes em trajetórias de desenvolvimento, considerando especialmente a realidade da infância e da adolescência em diversos contextos (família, escola, relacionamento com serviços de saúde e projetos sociais) e (b) a análise de transições desenvolvimentais, considerando a família enquanto contexto cultural de desenvolvimento, focalizando a interligação entre idéias parentais e práticas ligadas à criação de filhos, e propondo a categoria “modos de partilhar” para descrever processos pelos quais a criança torna-se membro da família. Mais recentemente, volta-se para analisar transições desenvolvimentais com uma diferente ênfase, numa perspectiva intercultural e tomando como eixo principal o estudo da memória autobiográfica, com base na narrativa de mulheres de diferentes origens e circunstâncias sobre gravidez e parto. A análise desse material orienta-se para a identificação dos processos semióticos presentes na construção cultural da parentalidade. Esta investigação nasce de uma significativa e continuada parceria com os professores doutores Jaan Valsiner (Clark University) e Elaine Rabinovich (UCSAL).