Graduada em Letras (Português/Francês) (1975) pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Especializada em Tradução do Francês (1980) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1981); Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (1989) e Pós-doutora em Teatro e Comunicação (1991), ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e atua na tradução de textos de espetáculos teatrais.
Catarina Sant’Anna coordena o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Gaston Bachelard Ciência e Arte (GIPGAB), filiado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O grupo surgiu em 2002 e reúne professores e estudantes de pós-graduação nas áreas de ensino de ciências, artes cênicas, filosofia e letras da Ufba e outras universidades brasileiras. Durante o período de existência, realizou colóquios que obtiverem a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Seu projeto de pesquisa atual – intitulado Espaço, História e Imaginário no teatro de Michel Vinaver: um estudo interdisciplinar – pretende fazer uma análise da produção teatral do dramaturgo francês Michel Vinaver.
com muito orgulho digo como irmão coruja que sou, esta senhora é uma mulher fantastica e embreve chegara no tópo do espaço sideral.