Professora adjunta do Departamento de educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde ministra as disciplinas de formação pedagógica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, como Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia , Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia e as práticas educativas Docência em Ciências: saber científico vs. saber escolar e ” Pluralidade Cultural e Inclusão Escolar.
É doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelo Programa Inter-institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É membro do grupo de Pesquisa em Ensino, História e Filosofia das Ciências Biológicas (Instituto de Biologia-UFBA). Seus principais interesses de pesquisa são: a relação entre educação científica e cultura, aprendizagem conceitual e o uso da linguagem em sala de aula de ciências, e o desenvolvimento profissional do professor através da pesquisa colaborativa situada em sala de aula. Desenvolveu pesquisas acerca das relações entre educação científica e educação religiosa na formação acadêmica de estudantes protestantes de Ciências Biológicas do Ensino Superior. Participou como pesquisadora colaboradora no Projeto Gestão Etnoambiental Pankararé desenvolvido pelo Laboratório de Etnobiologia da UEFS, coordenando atividades referentes à educação ambiental, e na orientação de pesquisas acerca dos processos de transmissão do conhecimento tradicional. Atualmente, tem se dedicado a pesquisas acerca do Ensino de Evolução, através da análise das interações discursivas que ocorrem nos processos de ensino e aprendizagem de evolução em salas de aulas multiculturais do ensino médio, do estudo do desenvolvimento sócio-histórico do conceito de adaptação evolutiva, e do aperfeiçoamento e aplicação do modelo de perfil conceitual de adaptação, construído ao longo de sua pesquisa de doutorado, como ferramenta de planejamento e teste de sequências didáticas para o ensino médio.