Graduado em Sociologia pela Universita degli Studi La Sapienza realizou seu mestrado e doutorado em Antropologia na Universiteit van Amsterdam. Livio Sansone é professor adjunto de antropologia na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e pesquisador do Centro de Estudos Afro-Orientais da FFCH da Ufba onde coordena o programa “Fábrica de Idéias” e integra o programa multidisciplinar de pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos.
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2, é consultor ad hoc da Capes, CNPq e Fapesb. O pesquisador integra o Conselho Editorial das revistas Afro-Ásia, Journal of Latin American and Caribbean Anthropology, Revista Digital Vibrant e Etnográfica (Lisboa).
Atualmente lidera o projeto de pesquisa Museu Digital da Memória Africana no Brasil, que estuda a identidade e percepção das desigualdades no Recôncavo da Bahia e em Cabo Verde e, junto com Jamile Borges, Valdemir Zamparoni, Teresinha Freus e outros pesquisadores, criou o site do museu digital.
Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: hierarquias raciais, jovens, afro-brasileiros, globalização, etnicidade, desigualdades duráveis, patrimonialização da cultura afro-brasileira e da negritude, e Atlântico Negro.