Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia (1988) e doutorado em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia (1992). Seu pós-doutorado foi na Escola de Saúde Pública da Havard em 1993-1994.
Foi Chefe do Laboratório de Microscopia Eletrônica (1994-2002) e do Lab. de Patologia e Biologia Celular (1995-2005) do Centro Pesquisas Gonçalo Moniz, iniciando neste último laboratório, em 1982, pesquisas sobre “Patologia Geral das Fibroses (Pesquisa Básica); Relação Parasito-Hospedeiro na Leishmaniose e na Infecção Chagásica (Pesquisa Básica)”, “Imunopatologia das Leishmanioses” e “Patologia das Doenças do Fígado”, todas ainda atuais.
É professor adjunto da Universidade Federal da Bahia e pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Atua na área diagnóstica em Patologia Hepática e geral. Suas atividades de pesquisa são em Patologia Hepática (hepatites virais e Doença gordurosa não-alcoólica do figado, atuando em estudo de doença himana e em modelos experimentais murinos. Trabalha com Leishmaniose Cutânea e visceral humana e experimental de Leishmaniose cutânea e visceral leishmanioses (humana e experimental), patologia hepática com ênfase em hepatites virais e esteato-hepatite/estresse oxidativo.