Bacharel em artes cênicas – interpretação teatral pela Universidade Federal da Bahia (1992); mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/Ufba) (1997); doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Livre de Berlim (2005) e pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC/Ufba).
Atualmente é professor e vice-diretor da Escola de Teatro da Ufba e coordenador do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC-Ufba). Faz comentários semanais sobre teatro no programa Multicultura da Rádio Educadora da Bahia. Colabora com a organização do programa de palestras e discussões do Festival Internacional de Dança Contemporânea Brasileira, em Berlim.
Coordena o projeto de pesquisa Ensino de teatro e recepção, financiado pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid/Ufba). A atividade prevê a atuação de 24 graduandos em Licenciatura em Teatro em três escolas públicas de Salvador – Colégio Manoel Novaes, Colégio Estadual (Central) e Colégio Odorico Tavares. Coordena também o projeto de estudos artísticos do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o projeto consiste na tutoria a sete alunos da Escola de Teatro que se encontram matriculados na Universidade de Coimbra (Portugal). Ao fim de dois anos, os estudantes irão concluir o curso no Brasil e receberão diploma duplo.
Caro senhor professor Dr.Luiz Cláudio Cajaiba Soares,
Meu nome é Alethéa Torres Castro, sou mineira de Belo Horizonte, mas atualmente resido em Manaus no Estado do Amazonas. Tenho formação em Letras Latu- Sensu e especialização em Inglês e Português pela PUC- MG, sou também pós- graduada em Educação ambiental , sou atriz e hoje me tornei músico pelos trabalhos realizados no Estado do Amazonas como cantora de MPB e Sacra, gostaria de saber como posso realizar o Mestrado a distância em Artes pelo Estado da Bahia, já que tenho filho pequeno com 7 meses e poderia estudar em casa. Atualmente faço trabalhos espíritas na FAK- Fundação Alan Kardec e pedi para sair da Faculdade em que atuei de 2007 a 2010,mediante concurso interno pela Universidade Nilton Lins, como era dedicação exclusiva, como professor auxiliar nível 1 , colaborador, pedi para sair, tenho carta de recomendação da mesma para me dedicar a meus filhos pois tenho um menino de 7 meses e uma filha de 5 anos, e o senhor sabe que a melhor educação é a mãe que pode dar,por isso tomei esta decisão. Fiquei muito feliz ao constatar que o senhor tem os mesmos interesses profissionais que eu Teatro,Comunicação , Cultura. Gosta também de estudar e lecionei Fundamentos e Metodologia das Artes para o curso de Pedagogia e Comunicação para a Engenharia Civil, além de inglês
Comercial pela ESBAM-AM, Metodologia do Trabalho Universitário dentre outras. Se o senhor se interessar por conhecer mais a respeito de meu curriculum Vitae entre em contato pelo e-mail aletheatorres@hotmail.com
Grata e aguardo sua resposta.
Alethéa Torres Castro