Mário Mendonça, é professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e recebeu desta o título de “Professor Emérito” e o reconhecimento de “Notório Saber”. Mendonça é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (Nível 1A) e é membro efetivo da Academia de Ciências da Bahia. Doutor em Arquitetura pela UFBA, possui especialização em Restauração de Monumentos e Centros Antigos pela “Università degli Studi di Firenze” (Itália).
Em 1983, Mário Mendonça criou o Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração (NTPR), primeiro laboratório da América do Sul (e possivelmente o único) dedicado à pesquisa de tecnologias voltadas para a durabilidade dos materiais e dos edifícios e, à conservação e restauração de monumentos.
Atualmente, o professor coordena o NTPR que funciona através de intercâmbio entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a UFBA, onde está sediado. O NTPR presta serviços de consultoria a instituições governamentais e empresas do Brasil e do exterior.
Gostaria de maiores informações sobre o Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração (NTPR) e a possibilidade de atuar em processos de consolidação das fachadas em gnaisse facoidal e lepitinito que integram o patrimônio tombado no centro do Rio de Janeiro.