Licenciado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1977), Mestre em Educação também pela Ufba (1984) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994).
É professor associado III da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, pesquisador do CNPq, membro do conselho editorial e consultor ad hoc de diversas revistas e instituições entre as quais a o Centro de Estudos em Educação e Sociedade, Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado da Bahia (Fapesb). Realizou pós doutoramentos nas Universidade Trent de Nottingham/Inglaterra (2008/2009) e na Universidade de Londres/Goldsmiths College, ambos com apoio da Capes.
Editor da Revista da Faced (www.revistafaced.ufba.br) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, educação e comunicação, informática educativa, tecnologia educacional, software livre, acesso aberto e educação a distância.
É o responsável pela concepção do projeto de inclusão sociodigital denominado “Tabuleiros Digitais” [http://www.tabuleirosdigitais.org] desenvolvido pela Faculdade de Educação da Ufba. Coordenador do Grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias e integra os grupos de pesquisa “Laboratório Interdisciplinar sobre informação e Conhecimento” (UFRJ) e “Ábaco” (UNB).