Licenciado em História (1977), bacharel em Artes Cênicas (1986) e mestre em Educação (1992) pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) (2003). Atualmente é professor da Faculdade de Educação da Ufba (Faced).
Atua nos grupos de pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ludicidade (GEPEL). O primeiro analisa a implementação das práticas inclusivas no contexto escolar e social, visando propor novas práticas para a consecução de uma sociedade e de uma escola que atenda às especificidades das pessoas com deficiência. O GEPEL, por sua vez, tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas sobre a subárea da Educação e Ludicidade.
Roberto Rabêllo publicou em 2011 pela Editora da Ufba (Edufba) o livro Teatro educação: uma experiência com jovens cegos, resultado da vivência do autor com o Grupo de Teatro Renascer do Instituto de Cegos da Bahia (ICB). O autor relaciona a deficiência visual ao teatro-educação e defende que os problemas enfrentados pelos deficientes visuais podem ser minimizados por meio do teatro como fator de transformação.