Atualmente, é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, professor adjunto da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública e professor do Curso de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal da Bahia. Exerce atividade diagnóstica em Anatomia Patológica na área de Nefropatologia. Desenvolve pesquisas nas áreas de adesão e migração leucocitária e imunoregulação na leishmaniose. Também ocupa a posição de Vice-Diretor de Ensino e Informação do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz – FIOCRUZ.
Possui graduação em Medicina (1981), residencia médica em Anatomia Patológica (1984) e Mestrado em Patologia Humana (1989) pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Patologia pela University of London (1995) e fez Pós-Doutorado no Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz da Fundação Oswaldo Cruz.
Foi editor do Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial no período de 2005 a 2007. Exerce desde 2005 atividades de ensino em Pós-Graduação na área de Patologia Experimental na UFBA. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP Brasil) de 2003 a 2005. Cumpriu atividades de participação em projetos como Marcadores histológicos evolução clinica e resposta terapêutica da esclerose glomerular focal segmentar na Bahia e Identificação das populações de fagócitos mononucleares que têm perfil migratório modulado pela infecção por Leishmania e mecanismos moleculares envolvidos no processo. No Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz e na Cornell University (CORNELL, EUA), foi professor e pesquisador visitante, participando do projeto de pesquisa Determinantes da resposta imuno-inflamatória associada com a proteção na infecção natural por Leishmania chagasi em cães, na Population Medicine and Diagnostic Sciences.